terça-feira, 15 de outubro de 2019

O tempo como amigo...

O tempo é algo relativo porque depende de um ponto de referência. Podemos medi-lo em horas, dias, semanas, meses ou anos. Às vezes, a velocidade com que o tempo passa nunca é a que gostaríamos: ou passa muito rápido ou muito devagar.

Se estamos em uma situação maravilhosa, o tempo parece que passa rápido demais. Mas, quando gostaríamos que passasse rápido, tudo fica lento. Principalmente, quando a situação requer esquecimento de algo ruim. Sempre vem acompanhado por alguma dor e sofrimento, por isso esse caso é o mais complicado!

Quanto mais desejamos que o tempo passe, aí é que ele vai lentamente. Fica a pergunta: por que será que é assim? Talvez porque precisamos aprender alguma coisa e, nesse caso, o tempo poderia ser uma aliado. Mas, entender por esse lado não se resume em uma explicação muito simples.

Os motivos por que não entendemos é que a dor e o sofrimento não nos deixam refletir muito bem sobre o que nos levou exatamente a esse ponto. O tempo quer nos mostrar algo: o porquê de tomarmos decisões que podem nos levar a complicações e, por isso, sentirmos tanto sofrimento. O tempo poderia ser um aliado para percebermos nossas falhas e nunca mais cometermos os mesmos erros ou equívocos. Também nos ensina a não tomarmos decisões precipitadas sobre certos assuntos, sejam eles quais forem.

Vemos agora que o tempo para as nossas reflexões dependem de um ponto de referência: as situações em que nos metemos e podem nos levar a algo que pode não ser muito agradável. Para sair da mesma situação, precisaremos do tempo, mesmo que sintamos dor e sofrimento. Quanto mais nos afastamos temporalmente daquilo que nos provoca essas coisas más, mais iremos nos curar delas.

Assim, sendo a nossa vida a referência de tudo o que nos acontece, é o tempo que vai apagar as pegadas deixadas em caminhos tortuosos. Será ele que vai secar o suor de um trabalho tão arduamente executado. Vai ser o tempo que nos trará a cura dos nossos piores males...


... que nos fará alçar outros voos inexplicáveis...

... que nos fará respirar novos ares...
... que nos levará por outros mares...
... que nos apresentará novos amores e amares.


E, se depois de tudo isso, de todo tempo percorrido, confundido com uma forma de eternidade, a nossa vida não mudar, é porque precisamos dar mais tempo ao nosso tempo, até que o próprio tempo seja nosso aliado e o nosso melhor mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soluções possíveis para problema quase invisível

O momento que vivemos é bastante delicado e difícil, pois o isolamento social a que temos que nos submeter é estranho, principalmente para u...