terça-feira, 29 de outubro de 2019

Nosso melhor amigo em nossa casa

A pessoa que mais me faria falta hoje, sou eu mesmo. Se eu não estiver dentro de mim, quem seria a minha melhor companhia?

Eu sou a minha própria casa, o meu próprio lar. Se eu não estiver dentro de mim, quem cuidaria dos meus pertences mais preciosos? Alguém melhor que eu cuidaria do meu coração? Não creio!

A primeira pessoa amiga que temos, ou devemos ter, é a própria pessoa. Ela deve dialogar consigo mesma e conhecer a si própria.

Pergunte a ela quais são os seus maiores medos. Quais são as suas qualidades? E os seus defeitos? Se for uma boa amiga, ela nada esconderá e será muito sincera. E mais: irá querer ajudar você!

A pessoa dentro de mim, o EU próprio, deve ser ouvida sempre, mas isso não significa que deve ser apenas ela. Outra pessoa pode dizer o que pensa sobre você. No entanto, se você tem uma boa amizade consigo, com a sua pessoa ou o seu EU interior, não irá se influenciar pelas palavras alheias.

Ouvir as outras pessoas não significa acatar tudo o que elas falam de e sobre você. Isso ficará a cargo de uma conversa que você terá depois consigo mesmo.

Por outro lado, se você não tiver uma boa amizade com o seu EU, como você irá dizer que se conhece? Seria, ou é, uma lástima alguém dizer que lhe conhece melhor do que você mesmo! Se alguém lhe disser isso, fuja rápido e tenha uma conversa muito séria com o seu melhor amigo, ou amiga: você mesmo. E se não forem amigos, por favor, se apresentem, se conheçam e estreitem e fortaleçam os laços entre vocês!

Há outra questão: e se os laços entre esses dois alcançarem o nível da soberba ou superestima? Bem... nesse caso, você está dando ouvidos ao seu melhor amigo (o EU mesmo) quando ele lhe fala sobre os seus limites ou fraquezas? Provavelmente não!

Se for assim, chegará uma hora em que os problemas surgirão, as dificuldades barrarão o seu desempenho em qualquer coisa, as pessoas irão lhe machucar... enfim. A sua casa irá balançar em meio a várias tempestades.

Talvez o seu lar desabe e você se sentirá sem onde morar, sem rumo e sem qualquer acolhida. Não raras vezes, aqueles que consideramos amigos irão se afastar. Talvez um que outro esteja presente nesse momento complicado.

Nesse momento, é provável que esse amigo, de outra casa, irá lembrar você de que é melhor você mesmo conversar com o seu melhor amigo de quem, provavelmente, esteve afastado: você mesmo!

Você verá que o reencontro entre esses dois amigos será de uma preciosidade enorme. Esse mesmo amigo irá ajudá-lo a reconstruir a sua casa e será uma tarefa menos árdua, menos difícil. Será também prazerosa porque você irá conhecer algumas coisas que estavam guardadas em sua casa e você não sabia.

Serão coisas que vai ajudar você em outras dificuldades: coragem, força, resiliência, fé. E dessa vez, você não irá esconder essas coisas. Você deixar guardadas em um lugar seguro e acessível somente a você quando for preciso usá-las.

Poderá, inclusive, deixar nas mãos de seu melhor amigo: você mesmo! Certamente, quem mora em sua casa, e é a sua melhor amizade, irá zelar por essas coisas tão necessárias para a nossa vida.

Cuide de sua casa. Cuide de seu melhor amigo. Preserve essa amizade! Sejam a melhor companhia um para o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soluções possíveis para problema quase invisível

O momento que vivemos é bastante delicado e difícil, pois o isolamento social a que temos que nos submeter é estranho, principalmente para u...