quinta-feira, 27 de junho de 2019

Debate...? Hummmmm...

Pois, amigos...

Eu ando meio desanimado para debates. Sejam quais forem os assuntos. Eu fico na dúvida, se é por causa de uma possível sabedoria que me impede de me meter nas causas juvenis, ou que eu considero meio juvenil, ou se é por preguiça de alguém que está batendo na casa dos sessenta anos de idade.

Enfim...

Mas, eu estava no trem, indo para o trabalho (sim, eu pego trem!). Fazia um frio danado, manhã de início de inverno. Eu estava usando uma jaqueta de couro e bem protegido.

Eis que encontro um amigão daqueles do peito. Gente fina. Risada sonora, gorducha, fácil. Uma simpatia que domina a pessoa com quem ele conversa. Ele me viu e pá... veio um abraço.

- Olha só, Paulo Bocca! - disse ele. Como vão as coisas?

- Tudo na santa paz. - respondi eu.

- E essa jaqueta? Tremendo estilo. - e deu uma risada.

- Sim. - respondi - Eu gosto de jaquetas de couro.

Imediatamente, a expressão dele mudou. Ficou sério. Os olhos escanearam a minha jaqueta. Pareciam que analisava. Perscrutava. Até mesmo parecia meio desconfiado.

- Olha, essa jaqueta não é de couro não! - disse ele.

Eu suspirei baixinho. Pensei um pouco. Até que falei:

- É mesmo. Não é de couro.

O meu amigo deu uma risada e o assunto ficou por aí. Ele desceu duas estações depois e não falamos mais na minha jaqueta.

Eu tinha certeza que era de couro. Mas, pra que ficar debatendo uma coisa desnecessária? Dessa forma, eu segui o meu dia na mais santa paz. Tudo foi tranquilo.

Atualmente, as pessoas buscam debater tudo, qualquer coisa, não importa se está informado ou conhece o assunto. E o fazem para ganhar o debate. Mesmo amigos de longa data já não se acertam como antes. Ou melhor, algumas amizades não resistiram aos novos tempos.

O meu caso foi uma jaqueta de couro (é sim, eu tenho certeza!), mas e aqueles que falam uma palavra que esteja relacionada à política, ou à economia? Mesmo alguém que não está na conversa já entra e forma-se uma roda de debates impressionante.

Talvez o meu amigo leitor diga que isso é saudável e até mesmo necessário. No entanto, os tempos não favorecem muitos extremos, pois sempre terminam com os volumes das vozes dos debatedores muitos decibéis acima.

Creio que é necessário falarmos de política e economia. Porém, eu prefiro economizar as minhas energias ao invés de debater sobre a minha jaqueta de couro (sim, ela é de couro!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soluções possíveis para problema quase invisível

O momento que vivemos é bastante delicado e difícil, pois o isolamento social a que temos que nos submeter é estranho, principalmente para u...