domingo, 16 de junho de 2019

Chegando

Pois, amigos...

Os tempos são bastante bicudos. Quisera eu ser uma pessoa menos atribuída aos relâmpagos da paciência! Veja o ponto em que eu quero chegar...

Inicialmente, eu pergunto se buscamos a evolução da raça humana ou o seu declínio. Também questiono o que significa "evolução". A palavra traz o sentido de algo que se move para a frente, modificando-se, aprimorando-se, aperfeiçoando-se. Nesse caso, em que o ser humano estaria "evoluindo"? Ou o que deveria evoluir.

Busquemos outro tipo de indagação...

Quais atributos humanos deveriam evoluir? Eu ouvi alguém dizer: "evoluir a sua humanidade"! Sinceramente, eu entendo isso como uma redundância, nada explicando ou esclarecendo sobre o assunto. Que aspectos de "humanidade" são atribuídos aos seres humanos que deveriam (ou poderiam) evoluir? Mais uma vez, alguém disse: a paciência, a compreensão, o amor, o respeito, a tolerância... e por aí vai.

Também compreendo que tudo isso é muito importante. No entanto, como atribuições ou aspectos humanos são todos de caráter abstrato, ou seja, nada mensurável, temos que admitir uma grande dificuldade em saber como medir esses aspectos (e outros tantos) de forma a sabermos se estamos evoluindo ou não. Da mesma forma, precisamos saber se isso se efetivará de maneira natural e espontânea, fruto da própria "evolução", ou se haverá a necessidade de impor via leis ou decretos.

Por exemplo...

Seja criada uma lei em que todas as pessoas devem respeitar... hummm... vejamos... o direito de cada pessoa escolher a sua própria religião. Ops.. espere! Isso já existe! E não dá muito certo, pois tem aquelas pessoas que afirmam ser a sua própria religião a melhor, a única que traz a verdade. Pior! Ainda é motivo de preconceito as crenças religiosas de muitas pessoas. Alguns casos chegam a ser trágicos quando a fé religiosa é motivo de lutas armadas e até mesmo guerras entre povos. Isso não está evoluindo e não posso garantir o que deve acontecer para o ser humano evoluir. Vamos a outra...

Cada pessoa tem o direito de ser respeitado sem que a cor da pele possa ser relevante ou motivo de preconceito ou... Não! Isso também já existe! Mesmo havendo leis severas contra preconceito ou discriminação racial, até mesmo racismo, nada evoluiu nesse sentido.

Eu tenho observado que questões políticas também podem ser incluídas nesse debate sobre a evolução humana. No Brasil dos últimos anos tem se observado uma polarização que ameaça a estabilidade tanto política, quanto econômica e social. Também entendo que esses três pontos representam três áreas muito importantes em qualquer parte do mundo. Por isso, no meu entender, formam um círculo vicioso, pois a polarização gera instabilidade devido a incertezas e problemas nessas áreas e contra elas mesmas tudo se volta.

Pessoas iminentes afirmam que a democracia é a base para solucionar as divergências políticas, econômicas e sociais. No entanto, a democracia, tendo nascido na Grécia Antiga, não parece ter evoluído de modo a resolver todos os impasses causados pela própria sociedade.

Aqui, chegamos ao ponto que pode ser um início de resposta para o meu questionamento acima. A democracia é a forma como o povo, ou a sociedade, escolhe os seus rumos. Para isso é necessária uma votação entre os seus membros e, por maioria de votos, um novo rumo é estabelecido para todos. Afinal, as pessoas não podem querer que apenas as suas próprias vontades sejam satisfeitas em detrimento de outras. Mesmo assim, uma parte não ficará totalmente satisfeita com a decisão, mas o que deve ser feito para resolver os impasses que surgirão?

Inicialmente, devemos ter paciência, tolerância, respeito... Está observando, caro leitor? São atribuições humanas. A democracia deve evoluir com a evolução das atribuições e aspectos humanos. Por outro lado, tudo isso deve evoluir de que modo? De forma natural ou por imposição de leis? Aqui voltamos ao ponto inicial e ficamos girando dentro do mesmo círculo.

Havendo dificuldade em responder a minha indagação sobre a evolução humana, eu terei que usar de um chavão, um lugar comum: "A evolução humana vai depender de cada pessoa". Mesmo que leve séculos, cada pessoa irá evoluir nas suas melhores qualidades e repassar para outros essas evoluções. Se alguém sabe o que é amor e sabe compartilhá-lo, então outros saberão que esse sentimento pode evoluir para todas as questões que envolvam o ser humano. Da mesma forma, a compreensão e o respeito.

Tudo isso sem haver a necessidade de imposição pela leis. Mesmo que leve milhares de anos... mas, precisamos chegar lá. Afinal, evolução não é algo que leve um ou dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Soluções possíveis para problema quase invisível

O momento que vivemos é bastante delicado e difícil, pois o isolamento social a que temos que nos submeter é estranho, principalmente para u...